Artigo: Em retrospectiva: as parcerias estratégicas que impulsionaram a inovação na Fatec Taquaritinga em 2023

Compartilhe esta notícia:

Por: Marcus Rogério de Oliveira

A Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) tem trilhado uma jornada de inovação e progresso contínuos em 2023, com diversos projetos promissores em andamento que visam impulsionar o desenvolvimento regional de forma positiva em 2024 e nos próximos anos. Por meio de parcerias estratégicas com importantes instituições e empresas, a Fatec está criando soluções tecnológicas avançadas para modernizar setores fundamentais como o agronegócio, agricultura 4.0, inteligência artificial e a educação profissional e tecnológica.

Uma das iniciativas empolgantes é a parceria com a Usina São Martinho para incorporar machine learning na predição do ATR da cana que trará benefícios tangíveis e mensuráveis e irão gerar impacto positivo em todas as etapas do processamento da cana-de-açúcar até a produção final de açúcar e etanol. Os testes preliminares têm apresentado excelentes resultados. Espera-se que esses modelos preditivos inovem significativamente o setor sucroalcooleiro regional já em 2024, impulsionando a produtividade e sustentabilidade.

Outro destaque é a parceria com a Baldan Implementos Agrícolas, com o objetivo de desenvolver avanços em Agricultura 4.0. As pesquisas em curso demonstram um enorme potencial para alavancar a inovação no campo de forma sustentável. As soluções sendo criadas colocarão o Brasil na vanguarda da agrotecnologia brasileira já no próximo ano, gerando mais riqueza para o setor.

Na área educacional, o Núcleo de Inteligência Artificial e Agricultura 4.0 da Fatec iniciou projetos ambiciosos, como o AVA-i, Ambiente Virtual de Aprendizagem Inteligente que utiliza Ollama e o modelo LLama2 para tutoría personalizada. Essa plataforma educacional customizada para as necessidades de cada aluno permitirá uma experiência de ensino verdadeiramente personalizada e inclusiva.

A parceria com a Treesales no campo de Ciência de Dados e Machine Learning também tem rendido ótimos resultados que se traduzirá em profissionais altamente capacitados para suprir a crescente demanda por cientistas de dados na região.

Outro marco foi a 1a FITA (Feira Industrial Tecnológica e do Agronegócio) realizada este ano. O evento reuniu importantes empresas, líderes e especialistas, fortalecendo o ecossistema de inovação regional. Em 2024, a Feira será ainda maior, com mais expositores, palestras, debates e público, consolidando o papel da Fatec como polo irradiador de conhecimento e tecnologia.

A parceria com a Programmers está focada na formação de profissionais de TI e além do programa Articulação da Formação Profissional Média e Superior (A.M.S), constantemente está propondo a realização de bootcamps, hackathons e outras iniciativas conjuntas. Isso tem por objetivo suprir  a demanda crescente por desenvolvedores qualificados na região, gerando oportunidades para os alunos.

Entre a Fatec Taquaritinga, a Coopercitrus e a AG Croppers, a parceria resultou na criação de um campo experimental para pesquisas e inovação em agronegócio. Essa iniciativa conjunta é extremamente valiosa, pois fornece uma infraestrutura e área de testes para que alunos e professores possam realizar projetos práticos em agricultura de precisão, internet das coisas aplicada ao agro, machine learning para otimização de cultivos, entre outras pesquisas em andamento.

A Maqmóveis é parceira em um projeto colaborativo que envolve o design de produtos e melhorias de processo por meio de tecnologias da Indústria 4.0. Essa parceria se destaca principalmente pelas inovações propostas pela Maqmóveis, empresa que é referência em móveis sob medida.

Já a Mentes Notáveis é uma startup em educação que está estabelecendo parceria com a Fatec para formação de mão de obra especializada e que terá grandes chances de evoluir para projetos em inteligência artificial aplicada à educação.

A parceria da Fatec Taquaritinga com a empresa de serviços em nuvem BAITZ é estratégica para ambas as instituições, pois permite promover expertise em computação em nuvem nos alunos por meio de capacitações práticas, ao mesmo tempo em que gera profissionais qualificados para atender a crescente demanda do mercado nessa área; além disso, possibilita o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras em nuvem que atendam necessidades específicas dos clientes da BAITZ, como ciência de dados, impulsionando seu crescimento com base em novas tecnologias desenvolvidas em cooperação com a Fatec.

O ano de 2023 foi apenas o começo. Em 2024 e anos seguintes, a Fatec Taquaritinga colherá os frutos desse esforço coletivo, com a conclusão e expansão dos projetos atuais e o início de novas parcerias. A instituição segue firme no propósito de moldar o futuro por meio de educação, ciência e tecnologia. O caminho trilhado inspira otimismo e entusiasmo renovados a cada dia. As sementes do progresso foram plantadas. Em 2024 colheremos uma safra maravilhosa de inovação e oportunidades.

* Marcus Rogério de Oliveira, Professor da Fatec, é mestre em Ciência da Computação pela USP e doutor em Biotecnologia pela UFSCar.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: